O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) participou do 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde realizado entre os dias 20 e 21 de maio. O evento aconteceu em São Paulo e foi organizado pela Secretaria de Saúde de São Paulo (SES-SP) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para reconhecer as experiências exitosas de regionalização no estado.
O IEPS é um dos apoiadores do Programa de Regionalização da SES-SP e, desde julho de 2023, desenvolve ações e pesquisas em parceria com a gestão estadual por meio do programa Redes (Regionalização, Desenvolvimento e Saúde), que conta com apoio da Umane e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP). Já foram realizadas oficinas de inovação, a publicação de 17 diagnósticos com um panorama dos fluxos de pacientes do SUS entre as macrorregiões de saúde do estado, entre outras iniciativas.
Rudi Rocha, diretor de pesquisa do IEPS, esteve presente na mesa de abertura do evento e destacou a importância da parceria entre o IEPS e a SES-SP no planejamento estratégico e no monitoramento do processo de regionalização do estado.
A iniciativa da SES-SP nos mostra que é possível levar adiante uma agenda difícil, porém fundamental para o desenvolvimento do SUS, envolvendo a todos e sendo apoiada por pesquisas qualitativas e quantitativas Rudi Rocha, diretor de pesquisa do IEPS
A mesa de abertura também contou com a participação de Eleuses Paiva, secretário de Saúde de São Paulo, Carlos Antonio Luque, diretor-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Regina Esteves, fundadora da Comunitas, Socorro Gross, representante da OPAS e Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Geraldo Reple Sobrinho, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Claudia Maria Afonso de Castro, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, Priscilla Perdicaris, Secretária Executiva de Saúde de São Paulo e Mauricio Serpa, Secretário Adjunto da Saúde do município de São Paulo.
Experiências exitosas de regionalização
O evento contou com a apresentação de 38 experiências exitosas de regionalização em São Paulo, resultado de iniciativas regionais desenvolvidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e estabelecimentos de saúde, como hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME).
As iniciativas foram apresentadas em diferentes mesas temáticas, coordenadas por especialistas de diversas instituições. Renato Tasca, médico sanitarista e consultor sênior do IEPS, conduziu o bloco de discussões sobre Governança Regional. Para ele, foi possível constatar uma visão nítida e compartilhada entre os participantes do Fórum sobre o que é a regionalização e como fortalecê-la.
“As experiências exitosas apresentadas no evento passam algumas mensagens claras. A primeira nos indica que o caminho para melhorar o acesso, a qualidade e a eficiência das redes de saúde passa necessariamente pelos conhecimentos produzidos nas iniciativas regionais, realizadas “de baixo para cima”, com protagonismo dos gestores locais. A segunda é que regiões e macrorregiões de saúde representam os espaços geográficos na qual a rede de atenção deve assegurar à população uma oferta de serviços assistenciais suficientes e de qualidade”, afirma Tasca.
Ana Maria Malik, professora da Fundação Getúlio Vargas, Mariana Carrera, pesquisadora da FGV Saúde e Julio Pedroza, da OPAS, foram outros coordenadores de mesas temáticas. Segundo a SES-SP, o fórum contou com cerca de 174 projetos inscritos.
Confira algumas imagens do evento