IEPS realiza minicurso sobre qualidade na Atenção Básica para novas coordenadoras de USF no Recife
Processo formativo do Recife Monitora com novas Coordenadoras de Unidades de Saúde da Família do Recife. Foto: Divulgação/IEPS
Processo formativo do Recife Monitora com novas Coordenadoras de Unidades de Saúde da Família do Recife. Foto: Divulgação/IEPS
Ouça o texto

Os 151 profissionais contratados e contratadas para coordenarem as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade do Recife já estão aptas a utilizar o Recife Monitora nas suas rotinas de trabalho. Isso porque, entre os dias 09 e 12 de abril, o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) realizou o minicurso “Construindo Qualidade na Prática: Um olhar sobre o Recife Monitora”, ministrado por Caio Rabelo, gestor de projetos do IEPS que atua na capital pernambucana. A iniciativa apresentou os usos e potencialidades do Recife Monitora, uma ferramenta de melhoria da qualidade da atenção básica criada pelo IEPS em parceria com a Prefeitura de Recife e com apoio da Umane. 

Para Caio Rabelo, o momento formativo contribui para a consolidar a utilização da plataforma na rotina do sistema de saúde municipal. “A receptividade dos novos coordenadores e coordenadoras às ideias do Monitora possibilitou a construção de um ambiente produtivo de aprendizagem, de troca de conhecimentos e de construção de boas ideias para aprimorar a ferramenta”, afirmou o gestor de projetos do IEPS. 

Segundo ele, a oficina acontece em um momento oportuno de expansão da atenção básica na capital pernambucana. “Esse é um momento excelente de formação e aprimoramento do Monitora, já que existe um movimento de ampliação da atenção básica no município. O Monitora e esses momentos de formação, diálogo e aprimoramento, possibilitam que essa expansão seja feita utilizando ferramentas que ajudam a garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população recifense”, enfatizou. 

IEPS realiza minicurso sobre qualidade na Atenção Básica para novas coordenadoras de USF no Recife

Processo formativo do Recife Monitora com novas Coordenadoras de Unidades de Saúde da Família do Recife. Foto: Divulgação/IEPS

A expansão da atenção básica em Recife conta com o apoio do Ministério da Saúde, e tem a meta de ampliar a cobertura de Atenção Básica para 100% da população. Neste processo, o município implementou o modelo de gestão previsto no Recife Cuida, uma estratégia da Secretaria de Saúde que engloba o Qualifica Atenção Básica, composto, dentre outras frentes, pelo Recife Monitora.

No último mês, o Recife Monitora foi uma das iniciativas vencedoras da 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”, que integrou a programação do XIV Congresso do COSEMS-PE. 

Fomentando a qualidade na prática

O minicurso foi dividido em 4 oficinas baseadas em um estudo de caso que apresentou desafios reais de uma equipe de saúde da família. A formação abrangeu as fontes de inspiração e os significados de qualidade que baseiam o Recife Monitora; a construção de rotinas de participação para engajar as equipes de saúde; a análise de dados e a produção de planos de ação com base nos eixos avaliativos da plataforma. 

Em março, o IEPS lançou o primeiro volume do Guia de Políticas de Saúde: Implementando Sistemas de Melhoria da Qualidade na Atenção Primária em Saúde, um documento que apresenta um passo a passo detalhado para que gestões municipais de todo país possam implementar sistemas de melhoria da qualidade na APS. O Guia tem como referência a construção do programa Recife Monitora, e descreve a experiência de implementação do sistema na capital pernambucana. 

Qualifica Atenção Básica

O Recife Monitora é uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica, um projeto do IEPS realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Prefeitura de Recife e que conta com apoio da Umane. O projeto é estruturado em três frentes de trabalho que consistem na elaboração de estratégias de reconhecimento, monitoramento e avaliação, e experimentação para garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.