Os 151 profissionais contratados e contratadas para coordenarem as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade do Recife já estão aptas a utilizar o Recife Monitora nas suas rotinas de trabalho. Isso porque, entre os dias 09 e 12 de abril, o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) realizou o minicurso “Construindo Qualidade na Prática: Um olhar sobre o Recife Monitora”, ministrado por Caio Rabelo, gestor de projetos do IEPS que atua na capital pernambucana. A iniciativa apresentou os usos e potencialidades do Recife Monitora, uma ferramenta de melhoria da qualidade da atenção básica criada pelo IEPS em parceria com a Prefeitura de Recife e com apoio da Umane.
Para Caio Rabelo, o momento formativo contribui para a consolidar a utilização da plataforma na rotina do sistema de saúde municipal. “A receptividade dos novos coordenadores e coordenadoras às ideias do Monitora possibilitou a construção de um ambiente produtivo de aprendizagem, de troca de conhecimentos e de construção de boas ideias para aprimorar a ferramenta”, afirmou o gestor de projetos do IEPS.
Segundo ele, a oficina acontece em um momento oportuno de expansão da atenção básica na capital pernambucana. “Esse é um momento excelente de formação e aprimoramento do Monitora, já que existe um movimento de ampliação da atenção básica no município. O Monitora e esses momentos de formação, diálogo e aprimoramento, possibilitam que essa expansão seja feita utilizando ferramentas que ajudam a garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população recifense”, enfatizou.
A expansão da atenção básica em Recife conta com o apoio do Ministério da Saúde, e tem a meta de ampliar a cobertura de Atenção Básica para 100% da população. Neste processo, o município implementou o modelo de gestão previsto no Recife Cuida, uma estratégia da Secretaria de Saúde que engloba o Qualifica Atenção Básica, composto, dentre outras frentes, pelo Recife Monitora.
No último mês, o Recife Monitora foi uma das iniciativas vencedoras da 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”, que integrou a programação do XIV Congresso do COSEMS-PE.
Fomentando a qualidade na prática
O minicurso foi dividido em 4 oficinas baseadas em um estudo de caso que apresentou desafios reais de uma equipe de saúde da família. A formação abrangeu as fontes de inspiração e os significados de qualidade que baseiam o Recife Monitora; a construção de rotinas de participação para engajar as equipes de saúde; a análise de dados e a produção de planos de ação com base nos eixos avaliativos da plataforma.
Em março, o IEPS lançou o primeiro volume do Guia de Políticas de Saúde: Implementando Sistemas de Melhoria da Qualidade na Atenção Primária em Saúde, um documento que apresenta um passo a passo detalhado para que gestões municipais de todo país possam implementar sistemas de melhoria da qualidade na APS. O Guia tem como referência a construção do programa Recife Monitora, e descreve a experiência de implementação do sistema na capital pernambucana.
Qualifica Atenção Básica
O Recife Monitora é uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica, um projeto do IEPS realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Prefeitura de Recife e que conta com apoio da Umane. O projeto é estruturado em três frentes de trabalho que consistem na elaboração de estratégias de reconhecimento, monitoramento e avaliação, e experimentação para garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.