Recife Monitora é reconhecido na 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”
Foto: Divulgação/COSEMS-PE
Foto: Divulgação/COSEMS-PE
Ouça o texto

O Recife Monitora foi uma das iniciativas vencedoras da 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”, que integrou a programação do XIV Congresso do COSEMS-PE, realizado na última semana, entre os dias 17 e 19 de abril, em Petrolina, Pernambuco. O Recife Monitora ficou entre as 12 iniciativas reconhecidas pela Mostra, que abriu um espaço de compartilhamento de experiência entre as diversas iniciativas desenvolvidas nos municípios pernambucanos. 

“Além da premiação ser um reconhecimento da relevância e do impacto do Recife Monitora, a participação na Mostra por si só é muito valiosa. É um momento de compartilhar experiências e conhecer as boas práticas que estão sendo desenvolvidas e implementadas nas redes de saúde de Pernambuco”, afirmou Caio Rabelo, gestor de projetos do IEPS que atua em Recife. 

Recife Monitora é reconhecido na 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”

Foto: Divulgação/COSEMS-PE

As 12 iniciativas selecionadas pelo COSEMS na etapa estadual  participarão da 19ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, organizada pelo CONASEMS, que será realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de junho a 3 de julho. Os projetos poderão compartilhar suas experiências de idealização e implantação com profissionais da saúde e gestoras e gestores de todo o país.

Todos os projetos que participaram da Mostra foram avaliados por uma banca que considerou a relevância, a inovação, a aplicabilidade e os resultados alcançados pelos municípios por meio das iniciativas. 

Qualifica Atenção Básica

O Recife Monitora é uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica, um projeto do IEPS realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Prefeitura de Recife e que conta com apoio da Umane. O projeto é construído pela equipe da Diretoria de Políticas Públicas do IEPS e consiste na elaboração de estratégias de reconhecimento, monitoramento e avaliação, e experimentação para garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.

O projeto está estruturado em 3 frentes de trabalho, que foram definidas a partir do mapeamento dos principais problemas da rede e suas respectivas causas. Além do Recife Monitora, que consiste na criação e implementação de um programa para avaliar e monitorar a qualidade da atenção básica, o Qualifica também conta com o Recife Experimenta, que tem o objetivo de cocriar, junto à rede de saúde, inovações assistenciais de alto impacto; e o Recife Reconhece, uma premiação criada para reconhecer, incentivar e compartilhar boas práticas em saúde no município.