InovaAPS: IEPS inicia as atividades em Sobral
Jéssica Remédios, analista de políticas públicas do IEPS, conduziu uma das oficinas. Foto: Divulgação/IEPS
Jéssica Remédios, analista de políticas públicas do IEPS, conduziu uma das oficinas. Foto: Divulgação/IEPS
InovaAPS: IEPS inicia as atividades em Sobral Ouvir o texto

A equipe da diretoria de políticas públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) esteve em Sobral, no norte do Ceará, entre os dias 14 e 17 de agosto para iniciar as atividades do InovaAPS no município. As atividades no território envolveram o diálogo com profissionais de saúde e representantes da gestão municipal e a realização de oficinas para identificar os processos, desafios e potencialidades do sistema de saúde sobralense. 

Para Arthur Aguilar, diretor de políticas públicas do IEPS, o momento é de estreitar ainda mais o diálogo com quem constrói e vivencia o sistema. “Esse é o movimento que vai permear toda a implementação do InovaAPS no município. Nós somos facilitadores e a interlocução com quem conhece o sistema de saúde local é indispensável. Esse é um fundamento do InovaAPS que vale para qualquer município interessado no projeto”, enfatizou Aguilar, que esteve presente nas atividades em Sobral e reforçou a tradição do município em projetos de experimentação e inovação.

Fase de testes do projeto começa por unidade de saúde no bairro Alto do Cristo

As primeiras oficinas aconteceram no Centro de Saúde da Família (CSF) do Alto do Cristo, local escolhido pela Prefeitura de Sobral para iniciar a fase de testes do projeto. O objetivo foi mapear, em diálogo com os profissionais que integram a unidade, os gargalos e as potencialidades para aperfeiçoar o processo de registro dos fatores de risco dos usuários e das usuárias do CSF. A visita técnica também serviu como uma oportunidade para a equipe de Políticas Públicas do IEPS conhecer a dinâmica dos atendimentos e o perfil populacional do bairro. 

InovaAPS: IEPS inicia as atividades em Sobral
Jéssica Remédios, analista de políticas públicas do IEPS, conduziu uma das oficinas. Foto: Divulgação/IEPS

Construção de soluções em diálogo com a Secretaria de Saúde de Sobral 

Após o diálogo com as equipes do CSF do Alto do Cristo, a equipe do IEPS se reuniu com Letícia Reichel, secretária de saúde de Sobral, e outros integrantes da Pasta na sede da Secretaria de Saúde. Durante a reunião foram discutidos os primeiros passos para a implementação do projeto e sua governança, além da apresentação dos indicadores do CSF.

Rastreio, manejo e prevenção: conheça o InovaAPS

O InovaAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

O projeto propõe uma jornada de inovação compartilhada com os municípios com o objetivo de contribuir com a descoberta e disseminação de novas práticas capaz de reduzir a prevalência destes fatores de risco, que, sem bem sucedidas, podem ser adotadas por novos territórios.

O foco do projeto é entender os principais desafios no rastreio e manejo dos fatores de risco para DCNTs e cocriar com a gestão municipal caminhos e soluções. O projeto também se propõe a construir estratégias de prevenção e promoção da saúde, criando ferramentas e iniciativas para que o município atue na  vigilância dos fatores de risco para hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas.

Saiba mais aqui