InovAPS: 44% dos atendimentos relacionados a fatores de risco foram realizados nos CSF que aderiram ao projeto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça o texto

Em fevereiro, quase metade (44%) dos atendimentos relacionados a fatores de risco para doenças crônicas na rede de saúde de Sobral, no Ceará, aconteceram nos cinco Centros de Saúde da Família (CSF) que já aderiram ao InovAPS, um projeto do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e da Umane. Dos 660 atendimentos realizados no mês passado, 296 aconteceram nesses CSF. Atualmente, os CSFs que adotam o projeto representam 13% de toda a rede de saúde do município, que no total possui 38 unidades de atendimento.  

O projeto começou no CSF Alto do Cristo e no mês passado ampliou suas atividades para mais 4 unidades: o CSF Alto da Brasília, CSF Junco, CSF Terrenos Novos I e CSF Aprazível. “Nós estamos ampliando a adesão ao InovAPS gradativamente e o balanço desse primeiro mês de expansão é muito positivo. Os números mostram como a formulação de processos estratégicos é eficiente, quando feito em diálogo com quem vivencia o território e com foco em resultados”, explica Beatriz Almeida, assistente de políticas públicas do IEPS. Vale destacar que o aumento dos atendimentos nos CSF aconteceu mesmo  com os feriados prolongados que marcam o mês de fevereiro e a epidemia de dengue que assola o país. 

 InovAPS: rastreio, manejo e prevenção de doenças crônicas

O InovaAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

As ações do InovaAPS são orientadas por três eixos: o Inova Rastreio, que têm o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco para HAS e DM; o Inova Manejo, que pretende qualificar o cuidado das pessoas vivendo com essas doenças; e, o Inova Prevenção, que buscará definir estratégias para promoção e prevenção a fatores de risco para HAS e DM.

Palavras-Chaves