Inova APS avança em Sobral
Equipe do IEPS com profissionais do CSF Alto do Cristo, durante oficina do Inova Manejo
Equipe do IEPS com profissionais do CSF Alto do Cristo, durante oficina do Inova Manejo
Inova APS avança em Sobral Ouvir o texto

Implementado em meados de 2023, o projeto InovaAPS está avançando em Sobral, o primeiro município parceiro do projeto. Entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro, a equipe da Diretoria de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) realizou uma série de atividades de ampliação do Inova Rastreio e iniciou as ações do Inova Manejo, segunda fase do projeto. As agendas no território mobilizaram profissionais de saúde, gestores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Sobral e conta com o apoio da Umane.

Beatriz Almeida, assistente de políticas públicas do IEPS, destaca que o diálogo com as equipes de saúde do município é essencial para o avanço do Inova APS. “Para nós, é gratificante perceber que o projeto está trazendo resultados significativos para a rede. Os bons resultados surgem da conscientização dos profissionais, do planejamento orientado a resultados e da promoção da multiprofissionalidade para um cuidado integral”, afirma. 

Inova Rastreio: após sucesso em unidade piloto, fase de testes é ampliada para quatro Centros de Saúde da Família (CSFs) 

O Centro de Saúde da Família (CFS) Alto do Cristo, foi a primeira unidade de saúde sobralense a receber o Inova Rastreio ainda em sua fase de testes. Após o primeiro ciclo de rastreio, a identificação de pessoas com fatores de risco para doenças crônicas cresceu mais de 1000% na unidade.

Agora, outros quatro CSF do município receberão o Inova Rastreio, sendo eles: CSF Alto da Brasília, CSF Junco, CSF Terrenos Novos I e CSF Aprazível, unidade localizada no distrito rural de Sobral. 

Inova APS avança em Sobral

Profissionais do CSF Alto Brasília durante as oficinas de implementação do Inova Rastreio

As atividades de ampliação do Inova Rastreio para os demais CSF envolveram oficinas com as equipes de saúde, com o objetivo de conhecer os métodos dos atendimentos e o perfil de cada unidade. Além disso, foram realizadas dinâmicas para mapear os gargalos e potencialidades no processo de  identificação de fatores de risco para doenças crônicas no município. 

Inova Manejo: CSF Alto do Cristo inicia consolidação de linhas de cuidado após rastreio de usuários 

A presença em Sobral também marcou o início das atividades do Inova Manejo, segunda frente do Inova APS, no CSF Alto do Cristo. Nessa etapa é analisado o processo de atendimento dos usuários identificados e diagnosticados com fatores de risco e/ou diabetes e hipertensão. O objetivo é aprimorar as linhas de cuidado dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante a visita, foram conduzidas dinâmicas com as equipes de saúde para analisar a jornada de cuidado implementada atualmente no CSF – desde as interações com a equipe até os atendimentos individualizados dos usuários. No encontro foram estabelecidos os fluxos de trabalho e as metas para as próximas etapas do Inova Manejo.

Inova APS avança em Sobral

Equipe do IEPS com profissionais do CSF Alto do Cristo, durante oficina do Inova Manejo

Entrega do Guia Prático do Inova Rastreio para a gestão municipal 

Além de consolidar a expansão das frentes de trabalho do Inova APS, a equipe do IEPS esteve, na segunda-feira (29), com Letícia Reichel, secretária de saúde de Sobral, e outros integrantes da Pasta, na sede da Secretaria de Saúde. Durante a reunião foram debatidos os primeiros resultados do InovaAPS e houve a entrega de uma versão preliminar do Guia Prático do Inova Rastreio

O documento, que será lançado em março deste ano, consolida a experiência da primeira etapa do projeto e reúne um passo a passo do processo de aperfeiçoamento do rastreio da população sobralense com fatores de risco para doenças crônicas. 

Inova APS avança em Sobral

Equipe do IEPS com Letícia Reichel, secretária de saúde de Sobral, e integrantes da pasta

A equipe do IEPS também se reuniu com a Câmara Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e com representantes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde para desenhar, de forma conjunta,  fluxos e ações para o desenvolvimento de um sistema de vigilância de fatores de risco para Sobral. 

InovaAPS: rastreio, manejo e prevenção

O InovaAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

As ações do InovaAPS são orientadas por três eixos: o Inova Rastreio, que têm o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco para HAS e DM; o Inova Manejo, que pretende qualificar o cuidado das pessoas vivendo com essas doenças; e, o Inova Prevenção, que buscará definir estratégias para promoção e prevenção a fatores de risco para HAS e DM.