O Recife Monitora foi uma das iniciativas premiadas durante a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e realizada em formato virtual entre os dias 12 e 14 de novembro. O projeto foi uma das 5 iniciativas da região Nordeste a receber maior nota na Modalidade 1, referente às equipes de trabalhadores e da gestão dos municípios e do Distrito Federal. Assista a cerimônia de premiação aqui.
Para Caio Rabelo, consultor de projetos do IEPS, a premiação pode inspirar outros municípios a implementarem iniciativas de valorização da atenção básica em seus territórios.
“Esse reconhecimento do CONASEMS pode instigar outros municípios a adotar sistemas de avaliação da qualidade da Atenção Básica que levem em consideração a perspectiva dos usuários, profissionais e gestores de maneira autoaplicável. Também pode fazer com que o Ministério da Saúde retome políticas nacionais de avaliação da qualidade da perspectiva holística que o Monitora adota”, afirma.
Debora Amaral, gerente geral de Ações Integradas no Território na Secretaria Municipal de Saúde do Recife, ressalta ainda que a premiação representa o reconhecimento da transformação que o Recife Monitora já promove na capital pernambucana.
“Foi uma honra representar esta construção coletiva desenvolvida com tanto zelo. A busca pela qualidade da Atenção Básica no Recife é nossa missão diária. E esta conquista nos mostra que estamos no caminho certo, além de servir como inspiração para outros municípios na busca do fortalecimento da estratégia de saúde da família e do SUS”
A busca pela qualidade da Atenção Básica no Recife é nossa missão diária. E esta conquista nos mostra que estamos no caminho certo”Debora Amaral, gerente geral de Ações Integradas no Território na Secretaria Municipal de Saúde do Recife
Em abril, o Recife Monitora foi uma das 12 iniciativas reconhecidas na etapa estadual da premiação, que ocorreu durante a 6ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS”, no XIV Congresso do COSEMS-PE. Tradicionalmente realizada durante o Congresso do Conasems, a 19ª mostra foi adaptada devido a situação de calamidade pública que afetou o Rio Grande do Sul, estado que sediaria o evento.
Guia codifica estratégia utilizada no Recife Monitora
O volume 1 do Guia de Políticas de Saúde – Implementando Sistemas de Melhoria da Qualidade na Atenção Primária em Saúde foi elaborado a partir da experiência de implementação do programa Recife Monitora, e apresenta um passo a passo detalhado para que gestões municipais de todo país possam implementar sistemas de melhoria da qualidade na APS.
O Guia apresenta um relato de experiência com as lições aprendidas durante a construção do projeto e os referenciais teóricos que embasaram a construção do Recife Monitora, além de apontar os recursos necessários, as parcerias recomendadas e alternativas técnicas e logísticas para construir e implementar um sistema de avaliação da qualidade municipal.
Qualifica Atenção Básica
O Recife Monitora é uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica, um projeto do IEPS realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Prefeitura de Recife e que conta com apoio da Umane. O projeto é construído pela equipe da Diretoria de Políticas Públicas do IEPS e consiste na elaboração de estratégias de reconhecimento, monitoramento e avaliação, e experimentação para garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.