2022: Relatório Anual do IEPS já está disponível
Arte: Estúdio Massa

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) lança, nesta sexta-feira (31/03), o Relatório Anual de 2022. O documento apresenta um balanço da atuação das áreas de Pesquisa, Políticas Públicas e Comunicação do instituto e pode ser acessado aqui.

2022 foi um ano de grandes projetos e iniciativas. A área de Pesquisa, além dos estudos e pesquisas, lançou o IEPS Data, um portal de dados em saúde com mais de 180 indicadores e diversas funcionalidades de análise e comparação de dados. O portal reúne informações dos 5570 municípios brasileiros de 2010 a 2021.

O lançamento de grandes projetos de incidência política e de atuação no território e cooperação técnica marcou a atuação da área de Políticas Públicas, composta pelas equipes de Advocacy e de Laboratório de Políticas de Saúde (LPS). A equipe de Advocacy liderou a construção e o lançamento da Agenda Mais SUS, um projeto realizado em parceria com a Umane e criado com o objetivo de contribuir com o debate público eleitoral e subsidiar a gestão do Governo Federal iniciada em 2023. A partir de diagnósticos e propostas concretas para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Agenda Mais SUS construiu um diálogo profícuo com atores e atrizes políticas, gestores públicos e com a sociedade civil.

Já a equipe do LPS avançou na cooperação técnica com a Prefeitura de Recife, uma iniciativa iniciada pelo IEPS e pela Umane em 2021. O “Qualifica Atenção Básica” é resultado dessa parceria e foi lançado oficialmente em agosto de 2022. O projeto é focado na valorização dos profissionais da saúde e nos serviços oferecidos pela Atenção Básica à população recifense, possibilitando que sejam implementadas ações conjuntas e para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde do município.

Em 2022, a área de Comunicação do IEPS foi responsável pela elaboração do novo site do instituto, pela assessoria de imprensa e pela produção de conteúdo nas redes sociais. Inaugurando uma atuação mais consolidada nas redes, ao todo, foram 2.399 novos seguidores no LinkedIn, 9.402 contas alcançadas no Instagram entre junho e dezembro e 102.100 impressões no Twitter no mesmo período, tudo de forma orgânica. Na imprensa, o IEPS alcançou mais de 840 menções em veículos de comunicação de 25 estados brasileiros.

Acesse o Relatório Anual de 2022 e saiba mais sobre a atuação do IEPS.