INTRODUÇÃO – De acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), acidentes e incidentes adversos são condições hospitalares adquiridas cujos eventos são indesejáveis e não intencionais, ocorridos no período de internação e que não estavam presentes na admissão do paciente. No Brasil, de 2010 a 2021, houve 66.496 registros de internações dessa ordemno decorrer da prestação de cuidados médicos e cirúrgicos (CID-10, Y60-Y69) ou durante atos diagnósticos ou terapêuticos associados ao uso de dispositivos médicos (CID-10, Y70-Y82), uma média de 5.541 por ano, ou de 15 casos diários.
Esses eventos adversos, incluídos no rol de “causas externas” da CID-10, abrangem várias situações como cortes acidentais, perfurações e objetos estranhos deixados no corpo do paciente durante procedimentos médicosbemcomoassepsia insuficiente, erros de dosagem, administração de substâncias contaminadas ou outras adversidades relacionadas à prestação de cuidados ou durante atos diagnósticos que podem ocorrer durante o período de internação.
Embora observemos uma queda no número absoluto dessas ocorrências nos últimos anos, a importância de sua investigação é crucial para melhorar a qualidade da assistência médica (Carvalho e Vieira 2002). Ao identificar tendências nas falhas e causas, torna-se possível implementar medidas corretivas, prevenir danos adicionais e promover transparência e responsabilização (Ribeiro 2007; Correia-Lima 2012). Ademais, a melhor caracterização desses eventos pode contribuir ainda para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento
da formação e da educação em saúde.
Nesta terceira edição do Boletim Çarê-IEPS, que integra uma série sobre saúde da população negra, analisamos os acidentes e incidentes adversos por raça/cor, considerando que a variável étnico-racial trata-se de uma preditora relevante para se compreender diversos desfechos em saúde (Flanagin et al. 2021; Santos et al. 2022). O detalhamento da metodologia utilizada encontra-se no apêndice ao final do documento.
Baixe o documento e leia na íntegra
Como citar
Coelho, R., & Rosa, D. (2023). Saúde da População Negra: Acidentes e incidentes adversos no período de internação segundo raça/cor. Boletim Çarê-IEPS n. 3. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. https://ieps.org.br/boletim-care-ieps-03-2023/.