IEPS Data: está no ar portal que reúne mais de 180 indicadores de saúde
Em agosto, o IEPS realiza oficinas sobre o IEPS Data para jornalistas e comunicadores, gestores e servidores públicos e professores, pesquisadores e estudantes.
Em agosto, o IEPS realiza oficinas sobre o IEPS Data para jornalistas e comunicadores, gestores e servidores públicos e professores, pesquisadores e estudantes.

O IEPS Data, a mais nova ferramenta para analisar e comparar dados de saúde no Brasil, está no ar. Uma iniciativa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, o projeto foi criado com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso aos dados de saúde de todo o Brasil. O portal reúne mais de 180 indicadores, que podem ser analisados a partir de diferentes recortes geográficos no período de  2010 a 2020. O IEPS Data pode ser acessado no iepsdata.org.br

Apesar de muito ricos, os dados do Ministério da Saúde estão dispersos em sistemas de informação diferentes, o que dificulta o acesso e a interpretação e exige do usuário conhecimentos específicos sobre o manejo de bases de dados de diferentes sistemas. E quando o assunto é saúde pública, a possibilidade de entender e comparar contextos de forma acessível e robusta é essencial para a construção de diagnósticos e de políticas públicas baseadas em evidências.

Segundo Rudi Rocha, diretor de pesquisa do IEPS e coordenador técnico do IEPS Data, a ferramenta possui um layout intuitivo com o objetivo de facilitar o acesso por um público amplo. “O IEPS Data tem como objetivo contribuir com a comunidade acadêmica, gestores, jornalistas e opinião pública com indicadores de saúde harmonizados e técnicas de visualização inovadoras. Em particular, o portal facilita a comparação de indicadores entre regiões e ao longo do tempo, algo absolutamente fundamental para a identificação de avanços e desafios que temos em saúde no Brasil”, afirmou Rudi Rocha. 

“Com o IEPS Data, queremos não só facilitar o acesso aos indicadores em si, mas também difundir o conhecimento sobre esses dados, de forma colaborativa e transparente”, afirmou a pesquisadora do IEPS, Beatriz Rache, que integra a coordenação técnica do IEPS Data.

Os indicadores do IEPS Data são divididos em sete blocos: atenção básica, mortalidade e morbidade, recursos, saúde suplementar, gastos, socioeconômicos, e demografia. É possível também analisar esses indicadores por município, região e macrorregião de saúde, estado e a nível nacional.

Vídeo institucional do IEPS Data no canal do IEPS no Youtube.


Beatriz Rache, pesquisadora do IEPS e integrante da coordenação técnica do projeto, enfatizou os objetivos da nova ferramenta. “Naturalmente, a pandemia aumentou muito a procura por indicadores e o interesse em conhecer mais a fundo a saúde no Brasil. Com o IEPS Data, queremos não só facilitar o acesso aos indicadores em si, mas também difundir o conhecimento sobre esses dados, de forma colaborativa e transparente”.

Após o lançamento do IEPS Data, será realizada uma série de oficinas para potencializar o uso da ferramenta e estreitar o diálogo com a comunidade de usuários. “Faremos uma série de oficinas voltadas para jornalistas, gestores e acadêmicos. Nosso objetivo é criar uma comunidade engajada e um espaço de diálogo para aprimorar a ferramenta de forma contínua”, afirmou Matías Mrejen, pesquisador do IEPS e integrante da coordenação técnica do IEPS Data.  

Lançamento do IEPS Data no Youtube

Na próxima terça-feira (26/07), às 10h, o IEPS realiza o webinar “IEPS Data: uma nova ferramenta para analisar e comparar dados de saúde no Brasil” para debater a importância de dados em saúde para a elaboração e monitoramento das políticas públicas. Participam do evento Rudi Rocha, Beatriz Rache e Matías Mrejen, coordenadores técnicos do IEPS Data; Nereu Mansano (CONASS); Claudia Collucci (Folha de S. Paulo); e Frederico Guanais (OCDE). 

IEPS Data: está no ar portal que reúne mais de 180 indicadores de saúde
Evento de lançamento do IEPS Data acontece na próxima terça-feira, às 10h, com transmissão ao vivo no canal do IEPS no Youtube. Não perca!

Palavras-Chaves