“O IEPS Data é um bem público, é um projeto para todos”, destaca Rudi Rocha durante lançamento do portal de dados
Ilustração: Divulgação/IEPS
Ilustração: Divulgação/IEPS

 O IEPS Data é um bem público, é um projeto para o setor de saúde, para jornalistas e comunicadores, para acadêmicos e para população em geral. É um projeto para o todos”, destacou Rudi Rocha, diretor de pesquisa do IEPS e  coordenador técnico do IEPS Data, durante o webinar de lançamento do mais novo portal de dados em saúde. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26/07) e já está disponível no canal do IEPS no Youtube.

Além do perfil acessível e intuitivo do IEPS Data, Rudi Rocha destacou o atual cenário de dados em saúde no Brasil. “O projeto foi concebido a partir do diagnóstico de que existe uma quantidade impressionante de dados no Brasil, mas de forma dispersa e granular. Isso torna mais difícil a tarefa de transformar essa massa de informações em conhecimento útil e aplicável”, explicou Rocha.

A dispersão dos dados de saúde também foi destacada por Claudia Colucci, repórter da Folha de S. Paulo, que participou do evento como debatedora. “Atualmente, falar sobre dados de saúde é sinônimo de muita dificuldade, porque são muitos dados espalhados em diferentes sistemas de informação e os jornalistas muitas vezes não possuem tempo hábil para analisar esses conteúdos. Nós estamos sempre correndo contra o tempo. Dados sistematizados em saúde, além de render ótimas reportagens, são essenciais para avançarmos na construção do SUS ”, afirmou a jornalista, que também pontuou o apagão de dados na saúde durante a pandemia de Covid-19.

Assista o evento de lançamento do IEPS Data na íntegra no canal do IEPS no Youtube

Frederico Guanais, diretor adjunto da divisão de saúde da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também enfatizou a importância de dados organizados e sistematizados. “O IEPS Data é um trabalho primoroso que reúne em um só lugar várias informações importantes para entender nosso sistema de saúde. Os dados estão organizados para análises simples e para as mais sofisticadas e isso é fundamental para a construção do debate sobre as políticas de saúde no Brasil”, destacou Guanais em vídeo exibido durante o evento.

O IEPS Data foi classificado por Felipe Ferré, assessor técnico do CONASS, como uma ferramenta acessível, que ajuda no combate à fragmentação de dados.  “Na saúde, temos o desafio de converter dados administrativos em indicadores que possam nortear políticas públicas.” Segundo ele, boa parte dos painéis analíticos costumam apresentar apenas os dados e gráficos, sem apresentar o que está por trás dos painéis. “Um dos aspectos que me chamou atenção no portal é que ele apresenta os dados e também os metadados e isso representa um investimento importante no letramento digital, o que ajuda os usuários a evoluírem na análise e manejo dos dados”, afirmou Ferré. 

Oficinas para jornalistas, gestores e acadêmicos acontecem em agosto

No próximo mês, o IEPS vai iniciar uma série de oficinas com o objetivo de apresentar com mais profundidade as funcionalidades do IEPS Data e criar um espaço de diálogo sobre o portal. Rudi Rocha destacou que o portal é um projeto em andamento e colaborativo e que os dados e indicadores serão trabalhados de forma contínua. 

Segundo Beatriz Rache, pesquisadora do IEPS que integra a coordenação técnica, os indicadores e recortes cronológicos serão atualizados de forma constante com respaldo  científico e cuidado metodológico. Matías Mrejen, pesquisador do IEPS que também faz parte da coordenação técnica, destacou que o portal está aberto a sugestões: “Nós pretendemos criar uma espaço de diálogo com a comunidade de usuários do IEPS Data. As páginas do portal, por exemplo, já possuem espaços para que o usuário possa reportar eventuais erros ou indicar melhorias. As oficinas serão um espaço de diálogo e aproximação com os usuários”, afirmou Mrejen. 

As oficinas acontecem nos dias 02, 16 e 30 de agosto, sempre às 11h, e são dedicadas, respectivamente, para jornalistas e comunicadores, gestores e servidores públicos e professores, pesquisadores e estudantes. Inscreva-se em https://bit.ly/oficinas-ieps-data.