IEPS e Veredas lançam livro sobre transformação digital da saúde em evento presencial
Arte: Estúdio Massa
Arte: Estúdio Massa

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Instituto Veredas lançam nesta quarta-feira (28/06), o livro Desafios da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. O lançamento acontece no auditório do Inova HC, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), em São Paulo. O livro pode ser acessado aqui.

Segundo Maria Letícia Machado, gerente de programa do IEPS, o objetivo do encontro é apontar os caminhos possíveis para avançar com a saúde digital no Brasil. “O momento é oportuno para reunir gestores, acadêmicos e atrizes e atores políticos interessados na transformação digital da saúde, a fim de compartilhar os resultados da pesquisa, promover o diálogo e incentivar a formulação de novas perguntas”, afirma. 

Participam do lançamento, Armínio Fraga, associado fundador do IEPS; Giovanni Guido, presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP; Maria Letícia Machado, gerente de programa do IEPS; Cecília Cetti, pesquisadora Instituto Veredas; Giliate Coelho Neto, diretor de tecnologia da informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e demais especialistas. 

Programa TechSUS

O livro ‘Desafios da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028’ é uma iniciativa do IEPS em parceria com o Instituto Veredas. A obra é uma produção do Programa TechSUS, desenvolvido para contribuir, a partir de evidências científicas, com os processos da transformação digital da saúde no país. 

A Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 é uma política de Estado capaz de revolucionar o sistema de saúde brasileiro. No entanto, dado o prazo estabelecido para atingir suas sete prioridades, torna-se imprescindível identificar os principais desafios que os governos enfrentarão para converter o protocolo de intenções em um plano pragmático, que seja capaz de consolidar a transformação digital na saúde com foco na redução das desigualdades. 

Por isso, o livro produzido pelo IEPS busca debater as questões centrais do avanço estratégico dessas novas tecnologias e produzir um diagnóstico sobre os principais desafios que os governos enfrentarão para consolidar essa transformação na saúde do país.