Recife Reconhece: catálogo que reúne experiência de vencedores e finalistas já está disponível

O catálogo da 1ª Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde do Recife Reconhece, primeira frente de trabalho do projeto Qualifica Atenção Básica, já está disponível para download. A publicação reúne relatos de experiência dos 12 finalistas e dos 04 vencedores da premiação, que apontaram os desafios para a implementação dos projetos e os impactos no território. O catálogo  pode ser acessado aqui.  

A 1º edição da Exposição Integrada de Boas Práticas contou com 46 inscritos, que apresentaram iniciativas inovadoras na atuação na Atenção Básica recifense. A premiação foi criada para valorizar boas práticas e promover a troca de experiências entre os profissionais da saúde do município. Os projetos foram divididos em quatro eixos avaliativos:  atributos da Atenção Básica; ciclos de vida e grupos populacionais; atenção à saúde do território; e promoção da saúde, práticas integrativas e complementares e práticas intersetoriais. A maior parte dos projetos inscritos integraram o último eixo. 

Recife Reconhece: catálogo que reúne experiência de vencedores e finalistas já está disponível
O catálogo apresenta o perfil das experiências inscritas no Recife Reconhece

Cada um dos vencedores representou um dos eixos avaliativos e a escolha das melhores práticas ocorreu por votação aberta e virtual, por meio de formulário disponibilizado no site da Escola de Saúde do Recife. 

Premiação aconteceu em agosto e marcou o lançamento do Qualifica Atenção Básica

A premiação do Recife Reconhece aconteceu no início de agosto e marcou o lançamento do Qualifica Atenção Básica, projeto de cooperação técnica entre o IEPS e a Prefeitura de Recife, que conta com o apoio da Umane. Na ocasião,  Arthur Aguilar, diretor de políticas públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), destacou a importância da iniciativa para fortalecer e valorizar o protagonismo dos profissionais que atuam no dia a dia da Atenção Básica.

“Os projetos mostram que muitas das soluções para os principais desafios da saúde pública em Recife se encontram na própria rede. Existem profissionais elaborando e executando práticas inovadoras, que sendo levadas para outras regiões da cidade podem beneficiar a população recifense como um todo”, afirma Arthur Aguillar.

Recife Reconhece: catálogo que reúne experiência de vencedores e finalistas já está disponível
Profissionais de saúde de Recife são premiados pelo projeto “Recife Reconhece”, uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica. Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

Conheça o Qualifica Atenção Básica

O Qualifica Atenção Básica é um projeto realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o IEPS e a Prefeitura de Recife, que conta com apoio da Umane. O projeto consiste na elaboração de um sistema de avaliação da qualidade da atenção básica recifense e na construção de pilotos de alto impacto, que permitirão ao município conhecer melhor o desempenho de cada unidade básica de saúde em termos de processo de trabalho, resultados de saúde, acesso e qualidade dos serviços. A iniciativa está estruturada em duas frentes de trabalho. A primeira consiste na criação de 3 propostas – realizadas a partir do mapeamento dos principais problemas da rede e suas respectivas causas. A segunda frente de trabalho objetiva construir uma Agenda de Fortalecimento da Atenção Básica, executada pela área de Advocacy e Relações Governamentais do IEPS.

Saiba mais aqui.