Frente Parlamentar da Saúde Mental realiza seu 1º Seminário Nacional
Ouça o texto

“Saúde mental é direito de todos”. Esse é o tema do 1º Seminário Nacional da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental, que será  realizado no dia 8 de maio, das 9h30 às 17h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento marca o primeiro ano de atuação da Frente Parlamentar Mista de Saúde Mental do Congresso e vai debater os desafios do acolhimento, da promoção e da intersetorialidade nas políticas de saúde mental no Brasil. A conferência de abertura e as mesas temáticas do evento serão transmitidas ao vivo no canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

O IEPS exerce a secretaria executiva da Frente, responsável pela organização do seminário. A expectativa é que o evento promova um espaço de diálogo entre parlamentares, assessores, profissionais da saúde, professores, estudantes, usuários do SUS, entre outros. 

Frente Parlamentar da Saúde Mental realiza seu 1º Seminário Nacional

Seminário acontecerá no dia 08/5, das 9h30 às 17h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

A programação inclui mesas com parlamentares integrantes da Frente, como a Dep. Tabata Amaral e o Dep. Henrique Vieira, membros do Conselho Consultivo, além de profissionais,  acadêmicos, organizações da sociedade civil, especialistas e comunicadores , como a jornalista Daniela Arbex, autora do livro “Holocausto Brasileiro”, e o psicólogo Alexandre Coimbra, idealizador do podcast “Cartas de um terapeuta”.     

Filipe Asth, secretário executivo da Frente Parlamentar, afirma que o objetivo do seminário é combater estigmas e fortalecer as políticas de saúde mental. “Temos acompanhado o interesse crescente acerca do tema da saúde mental por diversos segmentos da sociedade. Por um lado isso é bom, pois amplia e aprofunda a discussão sobre o assunto, por outro, esse movimento merece atenção com relação aos rumos da perspectiva em que tem sido abordado. Nosso seminário é um espaço privilegiado para reafirmar os princípios e diretrizes da luta histórica pelos direitos de pessoas com transtornos mentais, sem deixar de encarar os desafios atuais que estão colocados no contemporâneo para o campo da saúde mental”, afirma. 

IEPS celebra um ano na Secretaria Executiva da Frente

Desde a formação da Frente, o IEPS exerce a secretaria executiva da iniciativa e integra seu Conselho Consultivo. O instituto é responsável por articular o diálogo entre Mesa Diretora, coordenadores de grupos temáticos e Conselho, além de apoiar na construção das agendas legislativas, elaboração de insumos, pesquisas e ações de comunicação e produção. 

Até agora, o IEPS realizou oficinas de formação para assessores, organizou encontros para a execução dos planejamentos de trabalho e deu suporte para elaboração e construção de Projetos de Lei (PL), como o PL n. 4.724/2023, que propõe políticas de prevenção e promoção de saúde mental para os profissionais de saúde, o PL n. 922/2024, que estabelece normas sobre abordagens policiais humanizadas a pessoas em situação de crise de saúde mental, e outras iniciativas que vêm sendo debatidas e propostas no âmbito das 17 coordenações temáticas da Frente. 

Em janeiro, o PL n. 3383/2021, apoiado pela Frente e construído por diversas instituições que compõem seu Conselho Consultivo, como o IEPS, foi sancionado pelo governo. Agora como Lei n. 14819/24, a iniciativa institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares.

Confira todas as informações sobre o seminário aqui

Acompanhe a transmissão ao vivo da Conferência de abertura e das Mesas temáticas