O IEPS desenvolve iniciativas em diversas áreas como saúde digital, saúde da população negra, orçamento federal da Saúde, entre outros. Todas as iniciativas são voltadas para o desenvolvimento e o fomento de pesquisas científicas, incidência política e/ou apoio técnico para gestões públicas e tomadores e tomadoras de decisão.
Abaixo, conheça um pouco de cada projeto do IEPS em atividade e clique aqui para informações mais detalhadas.
InovAPS
InovAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM).
Saiba mais sobre o projeto aqui
Financiamento da Cobertura Universal de Saúde em Tempos Desafiadores
Desde 2022, o IEPS atua em parceria com diversas instituições internacionais no desenvolvimento de pesquisas em quatro temas prioritários: recursos para a saúde; alocação de recursos; garantia de acesso a serviços de saúde para grupos vulneráveis; e governança e intersetorialidade.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Programa TechSUS
O Programa TechSUS é uma iniciativa do IEPS para contribuir, a partir de evidências científicas, com os processos da transformação digital da saúde no Brasil. Nos últimos anos, o debate sobre saúde e tecnologia foi alavancado por diversos fatores, como os desafios impostos pela transição epidemiológica, o envelhecimento populacional e o represamento de serviços de saúde. Problemáticas que são comuns nos diferentes sistemas de saúde do mundo.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Programa de Pesquisadores Visitantes e Estágios
O IEPS busca consolidar a sua vocação como hub de pesquisa ao apoiar pesquisas desenvolvidas por nossos colaboradores por meio de bolsas de pesquisa, do seu programa de visitas e de estágios acadêmicos e através de trocas com pesquisadores visitantes de diversas partes do mundo.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Cátedra Çarê-IEPS
A Cátedra Çarê-IEPS é um projeto em conjunto com o Instituto Çarê criado com o objetivo de produzir pesquisas e informações qualificadas sobre a saúde da população negra (SPN) no Brasil. A SPN é um campo de estudos que tem se desenvolvido e busca compreender os fatores associados às desigualdades raciais para embasar políticas públicas de promoção de condições de saúde mais igualitárias. A formação de pesquisadores e pesquisadoras negras em pesquisas sociais aplicadas e o apoio aos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Çarê e pelo Instituto Acaia também estão no horizonte da parceria Çarê-IEPS.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil
A Agenda Mais SUS tem o objetivo de contribuir com o debate público, junto a pesquisadores, gestores e sociedade civil, a partir de propostas concretas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é por meio da Agenda que estruturamos os nossos planos de ação para que as propostas saiam do papel e se concretizem.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Advocacy para políticas de Saúde Mental
Os principais objetivos do projeto Advocacy para políticas de Saúde Mental são:
- Qualificação das ações de parlamentares e gestores federais
- Articulação com sociedade civil
- Mobilização e incidência no debate público
Saiba mais sobre o projeto aqui
Monitoramento do Orçamento da Saúde
O orçamento público pode ser definido como uma bússola que aponta para quais políticas públicas o governo pretende priorizar. Tais priorizações, no entanto, mudam ao longo do tempo e no caso das políticas de saúde isso não acontece de forma diferente. Por esse motivo, é fundamental que a sociedade civil fiscalize o orçamento da saúde para que ele possa cada vez mais contribuir para o enfrentamento aos crescentes desafios da saúde pública brasileira.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Qualifica Atenção Básica
O projeto Qualifica Atenção Básica foi iniciado em agosto de 2022 e é fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), com o apoio da Associação Umane. A estratégia da parceria é pautada em 3 pilares: reconhecimento, monitoramento e experimentação; cujo intuito é garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica. A iniciativa está estruturada em duas frentes de trabalho. A primeira consiste na criação de 3 propostas – realizadas a partir do mapeamento dos principais problemas da rede e suas respectivas causas. A segunda frente de trabalho objetiva construir uma Agenda de Fortalecimento da Atenção Básica, executada pela área de Advocacy e Relações Governamentais do IEPS.
Saiba mais sobre o projeto aqui